Conforto proporcionado por refletir sobre consequências de segunda e terceira ordem

Esse é o segundo texto que escrevo sobre coisas incomuns que me proporcionam um certo nível de conforto e satisfação. Hoje é a vez de escrever sobre o desgaste de canetas esferográficas.

Primeiramente vamos deixar claro o que são consequências de primeira, segunda e terceira ordem. As consequências de primeira ordem são os resultados diretos e imediatos de uma decisão tomada. Já as consequências de segunda e terceira ordem são os efeitos de longo prazo resultantes dessa mesma decisão tomada.

Observar uma caneta completamente gasta, me faz refletir no esforço dedicado para que fosse usada até a última gota de tinta. As consequências de primeira ordem decorrentes do uso da caneta são as mais evidentes, a redução do nível de tinta e as marcas de uso visíveis no seu corpo. Já as consequências de segunda e terceira ordem requerem uma reflexão mais profunda, pois dependem do contexto em que foi utilizada.

O desgaste da caneta que foi de um estudante é composto por horas de estudo e foco direcionadas ao processo de aprendizagem. A caneta gasta no final do processo é uma espécie de troféu, foi preciso pagar um preço através do esforço para fazer a caneta chegar ao estado final de desgaste. As consequências de segunda e terceira ordem são a assimilação do conteúdo estudado, a boa nota obtida nas avaliações e o projeto colocado no papel e que hoje está em execução produzindo frutos.

A imagem da caneta gasta reflete o tempo investido no seu uso, investimento esse que no longo prazo rende dividendos. Apenas o dono da caneta consegue olhar para a caneta e refletir sobre as consequências de segunda e terceira ordem, para um observador externo é apenas uma caneta antiga que precisa ser substituída por uma nova.

Published: 2026-02-07

Tagged: Reflexão

Archive