Importância do Monitoramento do Nível de Concentração de Dióxido de Carbono (CO2) em Ambientes Fechados - Home Office Edition

O principal desafio enquanto trabalhando de home office é lidar com o barulho externo da cidade, carros buzinando, motores ligados enquanto esperam o semáforo abrir, sistemas de som anunciando as promoções do dia em um supermercado próximo. Para contornar essa dificuldade, trabalho com duas barreiras de contenção para o barulho, a primeira barreira é um bom fone de ouvido com um excelente sistema de cancelamento de ruído ativo, a segunda barreira é a janela e porta do escritório completamente fechadas.

Um dos principais produtos do processo de respiração do ser humano é o CO2. Um ambiente fechado (mal ventilado) com pessoas respirando dentro, não consegue proporcionar uma boa taxa de renovação do ar o que tem como resultado o crescimento paulatino do nível de concentração de CO2 no ambiente a medida que o tempo passa.

Segundo recomendações da Anvisa a concentração aceitável de CO2 no ambiente interno contempla o intervalo entre 400 e 1.000 ppm (partes por milhão). Níveis de concentração acima do recomendado tem como uma das suas consequências a deterioração da função cognitiva.

O excesso de CO2 pode ter impactos negativos na função cognitiva, incluindo a memória, a concentração e a tomada de decisões. Isso ocorre porque o CO2 pode reduzir o fluxo sanguíneo para o cérebro, prejudicando a oxigenação e o metabolismo cerebral.

- Engepred - Excesso de CO2 no ar traz riscos à saúde e aos negócios

Adquiri um dispositivo com o objetivo de monitorar a concentração de CO2 no ambiente utilizado para performar minhas atividades laborais, e reduzir o impacto negativo da longa exposição a altos níveis de concentração de CO2 no ambiente. Trata-se do IAM-O2 da marca INKBIRD.

Rentabilidade

Experimento - Quanto tempo leva para que o nível de concentração de CO2 atinja patamares acima do recomendado? Em ambiente com janelas e portas fechadas

Dimensões do cômodo:

Rentabilidade

As medições normais da concentração de CO2 com janela e porta abertas giram em torno de 460 a 600 ppm.

Para mensurar quanto tempo leva para que a concentração de CO2 atinga níveis nocivos, fechei a porta do cômodo e também a janela, permaneci dentro do quarto atuando como uma fonte de CO2 durante a execução do experimento. Parei o cronometro e finalizei a coleta dos dados assim que atingimos uma concentração acima de 1400 ppm.

Levou cerca de 40 minutos para o nível de concentração de CO2 ultrapassar o limite máximo aceitável de 1000 ppm. E levou 1 hora e 25 minutos para atingir 1400 ppm. Como consequência da exposição a esse nível de concentração comecei a apresentar sintomas semelhantes ao de uma crise de enxaqueca.

Fique atento para a capacidade de ventilação do espaço que você usa para trabalhar ou estudar.

Published: 2025-10-04

Tagged: Produtividade Experimento Home Office

Archive