A blog about Software Engineering and other stuff not related to programming
Nos últimos meses venho usando o meu tempo livre para trabalhar num projeto pessoal visando proporcionar vantagem competitiva na disputa por títulos de CDB (Certificado de Depósito Bancário) no mercado secundário.
No mercado secundário são disponibilizados ativos com rendimento acima da média quando comparado com o que é oferecido no mercado primário. Mas como se tratam de ativos negociados entre clientes, pode ocorrer da oferta não atender a demanda, o que pode fazer com que essas cotas se encerrem em segundos.
O principal requisito para conseguir acesso as melhores oportunidades é ser mais rápido que todos os outros clientes, tanto na tomada de decisão sobre qual título comprar, como também na execução da operação de compra do ativo. Colocando um robô nessas duas etapas conseguimos vencer qualquer humano no quesito velocidade.
Através do robô conseguimos personalizar (configurar) aspectos da tomada de decisão que refletem o apetite a risco de cada investidor, assim evitamos surpresas relacionadas a qualidade dos ativos negociados. E para melhor moldar o processo de tomada de decisão ao que é disponibilizado no mercado, realizamos uma análise histórica dos ativos disponibilizados para alinhar o que podemos esperar de resultados, assim aumentamos a probabilidade de comprar o melhor ativo disponível, não se limitado por expectativas muito acima ou muito abaixo da realidade.
Já temos uma versão minimamente funcional do robô atingindo resultados muito interessantes, mas vale mencionar o alinhamento dos resultados com o apetite a risco do autor. Como exemplo podemos mencionar a negociação de um CDB com rendimento anual de 29% durante 3 anos, quase o dobro da Taxa Selic (15% a.a) na data de hoje (14/09/2025). Em outras ocasiões foi possível negociar ativos com rendimento de 150% do CDI (ao ano) com data de vencimento ente 3 e 4 anos.
Published: 2025-09-14
Tagged: mercado-secundário automação renda-fixa investimento
Os títulos vão para o mercado secundário quando um cliente quer vender antecipadamente (antes do prazo de vencimento), nesse caso, o ativo é devolvido para a corretora que acaba repassando para outro cliente.
Quando um cliente vende o seu título antes do vencimento, a XP coloca à disposição para outros investidores. Isso quer dizer que poucas quantidades são disponibilizadas, pois é um ativo que partiu de outro cliente.
O mercado secundário é bem limitado, pode ocorrer da oferta não atender a demanda, o que pode fazer com que essas cotas se encerrem em segundos.
Quando o resgate é feito antes do prazo o título pode sofrer um deságio na venda antecipada.
Por exemplo:
Dependendo da percepção do risco sobre os CDBs de um determinado banco, o ativo precisa ser repassado oferecendo taxas de rendimento muito maiores. Na urgência pelo resgate antecipado os clientes aceitam deságios mais altos.
Published: 2025-09-10
Tagged: mercado-secundário renda-fixa investimento
Programa para apresentação de competições de soletrando. Com correção automática das palavras e exibição das letras faladas em tempo real. Ideal para enriquecer as ações e eventos educativos da sua escola.
O programa conta com duas janelas, a janela de cima deve ser arrastada para o projetor de modo que fique maximizada e visivel para os competidores e espectadores. A segunda janela a de baixo, "Terminal do Mesário", deve ficar na tela do notebook ou computador, de modo que fique visível apenas aos jurados e organizadores da competição.
Caso de Uso: Campeonato de Soletração organizado pela Unidade Escolar Fausto Lustosa em 24 de setembro de 2018. Para o qual, desenvolveu-se um programa para auxílio na exibição e correção das palavras.
💾Link Para Download do Software
Published: 2024-10-03
Tagged: projetos